domingo, 15 de fevereiro de 2015

Liv. Cultura, Trianon, Consolação e São Paulo (2)

6 comentários
Ontem de madrugada eu entrei no Google com os termos "O que fazer em São Paulo no Domingo de Carnaval" (sim) e acabei achando a sugestão de visitar a Livraria Cultura (não pergunte como fiz para chegar nisso) que fica pertinho da estação do metrô na Consolação.

Decidido o roteiro, memorizado o mapa (mentalmente), saí cedinho para o lugar. Peguei o metrô e parei na estação Paulista. (Falando em estação, a Paulista está uns 3 ou 4 lances de escada para debaixo da terra! O_O A construção é tão incrível que dá aquela sensação de pequenez, assim como faziam as antigas construções católicas!). Pois bem. A estação chamar Paulista não significa que desemboque na Avenida Paulista. Infelizmente eu só fui descobrir isso depois de já ter cruzado uns 5 quarteirões para a direção errada, pela Avenida da Consolação. Percebi que ali não devia ser a tal Paulista depois que a paisagem começou a ficar escura e sombria. Hahaha. Depois disso eu voltei até o metrô, sem muita esperança e... lá estava a Paulista, linda e limpa, bem do meu lado o tempo todo!

Lição do dia: A estação Paulista dá para a Consolação, a estação Consolação dá para a Paulista.

A mudança de ares da Consolação para a Paulista é meio chocante. Enquanto a primeira está toda cinza, pixada, suja e abandonada (era 8h da manhã e não tinha uma viva alma na rua para além dos mendigos dormindo!) a segunda estava toda linda, larga, cheia de gente andando a pé e de bicicleta.
É quase uma Praça Sete x Praça da Savassi, uma bem do lado da outra.

Andei bastante até o lugar em que eu achava estar a Livraria Cultura, mas daí na porta descobri que ele só abriria às 10h. Daí decidi dar mais uma andadinha até o MASP.

 No meio do caminho encontrei alguns parques, e dentre eles estava o Parque Trianon. Lembrei na hora da história do Grand e Petit Trianon e entrei na área verde esperando encontrar alguma construção do mesmo tipo e... bem, é um parque pequenino bem bonitinho, mas não tem muito para além do bosque, alguns banquinhos e uma área muito gostosa para caminhada. Ah, tem banheiros e bebedouro! Aproveitei a calmaria para sentar e ler um pouquinho. Deu pra adiantar algumas páginas, mas...

Lição do dia 2: Levar repelente pra todo lugar.




Ali do lado de fora do parque acontecia a feirinha do MASP. Bastante coisa de artesanato (e vários hispano hablantes) à venda, exatamente como uma feira Hippie, mas pequenina. Os preços eram totalmente exorbitantes (bolsas pequenas por 160$!) então só olhei, e com parcimônia, para o caso de cobrarem pelo olhar também.



Alguns prédios legaiszões que vi pelo caminho:


(Se eu fosse milionária, o que não daria para comprar essa casa e reformá-la?)

Daí, depois de dar uma boa andada, acabei entrando no Shopping Center 3, onde eu acreditava estar a Livraria Cultura. Mas... não! Estava tendo uma feirinha ali na entrada, com várias coisas carinhas de artesanato, mas eis que no fundo encontro o... Starbucks! Wow!

Eu nunca havia comido nada em um, então achei que seria uma boa oportunidade. Entrei, pedi um Iogurte de frutas vermelhas e um Croissant (por que o Pão de Queijo aqui é Gourmet e custa R$3.50) e sentei mais ao fundo. Fiquei meio perdida (noob) na loja, já que tem aquele sistema de te chamarem pra pegar depois de pronto (mas a moça assumiu que eu já soubesse e não disse nada). Daí fiquei zanzando que nem barata tonta até chamarem por meu nome. (Faço um Feedback do lugar e da comida depois, em outro post)


Saindo do Shopping 3, finalmente encontrei o lugar da Livraria Cultura! Era EXATAMENTE na frente de onde eu estava... mal pude acreditar nisso! Entrei lá, mas ainda faltava 1h para abrirem o local. Aproveitei para dar uma olhada ao redor.


Exposição de Figuras importantes de São Paulo ilustradas
Exposição de Fotografias de São Paulo
Deu 12h e.... YAY! ABRIU A LOJA!!
Na hora que o segurança deu o sinal, dezenas de pessoas voaram para dentro da loja de jogos da Cultura. Não entendi exatamente o motivo da pressa delas, pareciam as pessoas que correm pra sair do metrô mas que fazem hora na escada rolante (???).

De todo modo... A LOJA:



     

A loja é maravilhosa! MESMO!É assim, o lugar mais legal que vi até agora aqui. São três andares (e um sub) só com livros, lugares para se sentar e ler, restaurante, elevadores e sei lá mais o quê! Acho que rodei mais tempo dentro da livraria do que dentro dos shoppings... sério!

Além da Livraria maior tem uma outra de livros de Arte, um a outra (que não entendi a diferença), um cinema, uma galeria de arte e... uma loja de coisas de jogos, quadrinhos e etc!


Lá dentro encontrei meu tão amado Dynasty Warriors 8 por 50$! YAYYAYAYA <3 Daí claro que tive de levar... Além disso tinha vários quadrinhos no andar superior, todo tipo de jogo, estátua de séries, cartas, OSTS DE FF9 etc e tal




A loja é toda descolada, bem legalzona e com atendentes super educados. Conferiram todos os preços que pedi (já que a máquina se recusava a colaborar) sem fazer cara feia. Hahah



Por fim, decidi almoçar num lugar (que não lembro o nome agora) que vendia comida "natural" (segundo a placa). Acabei escolhendo mais pelo preço mesmo, já que os outros lugares acreditava ser normal cobrar mais de 16$ num almoço. (NO, PLZ. NO).


O sanduíche (muuuito bom) valeu à pena, já que já se foram 4 horas e ainda não me deu fome. auhehuae. Eu devia fazer um guia de como conhecer os lugares gastando quase nada, já que parece ser esse o meu motor diário. Hahaha Bem, daí terminou meu roteiro.

Ao fim dessa peregrinação eu já não tinha mais sola de tênis pra gastar, nem calorias, nem fôlego. Voltei rapidinho pelo metrô  já que o Carnaval estava "começando a começar" na Avenida Paulista e eu não queria estar lá quando isso acontecesse.

6 comentários :

  1. Me divirto muito lendo seus posts! kkk O trianon é mto bom para fotografar pq de tarde não costuma estar tão cheio que nem o resto dos lugares do tipo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha que bom Ana! xD Pode fotografar tranquilo lá? Eu vi algumas policiais rondando o lugar, fiquei na dúvida.

      Excluir
  2. Tudo muito chique, bom que São Paulo ainda preza pela cultura um pouco hehe
    Acho que se você voltar aí no final ainda vai querer comprar mais 10 coisas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BH também preza!! :( uaheuhae parei.
      Sim, não posso ficar vindo nesses lugares não, ainda bem que tenho de pegar metrô pra chegar aqui, se não...

      Excluir