terça-feira, 27 de setembro de 2016

FIQ Jovem - Aula 16 (Checkpoint!)

Um comentário
Alou! Veja só, estou cumprindo minha promessa de atualizar aqui. ahuahuahu


Bem, continuando o esquema das aulas do FIQ, volto com a número 16. 
Ah, claro, o menu (a quem interessar):

Aula 1 (Introdução e tirinhas)
Aula 2
Aula 3 (gêneros e quadrinhos)
Aula 4 - (Brainstorm e produção)
Aula 5 (layout)
Aula 6 (Mais layout)
Aula 7 (Layout de novo, mas com emoções)
Aula 15 (Construção de Personagem)

A aula de 24/09 foi tranquilona. Tivemos o tempo da aula para adiantar a produção e fizemos um checklist do que já havia sido feito até então. Eu já estava ansiosa, certa de que estava atrasadérrima, mas não foi bem assim (ufa!). Acaba que, por conta do trabalho e dos freelas, eu tenho só o domingo e a viagem diária de ônibus para desenhar, ou seja... haha Orz.

Enfim. 

Como não tenho nada realmente legal para mostrar (teria de tirar foto, e ain't nobody got no time for that), vou falar sobre o processo que estou fazendo (por hora) para um dos quadrinhos.

Não entrarei na questão da formulação da ideia porque meu processo é completamente aleatório. Eu pego palavras e elas viram personagens. E depois vem o plot.

Se quiser um exemplo, outro dia tava ouvindo um podcast e usaram a palavra "chafurdar" no meio do assunto. Meu cérebro meio que travou e a primeira coisa que veio na minha mente foi a imagem de uma pessoa mais velha, de capa de veludo azul, tentando se levantar da lama, mas sem forças para isso, caindo repetidamente. E pronto, o plot foi se expandindo pra frente e para trás e logo eu tinha um conto e um personagem legal.

Então, para todos os quadrinhos desse curso foi exatamente do mesmo jeito, com palavras e interpretações diferentes. Por isso, vou pular direto pra parte prática.

Comecei desenhando rascunho no papel dobrado, menorzinho. Antes disso eu imagino a história e organizo, ainda mentalmente, a ordem dos quadros, falas etc. Então passo para o papel deixando as coisas mais ou menos como espero que fiquem no final.

Daí redesenho na folha em A4, bem clarinho, e passo, com o lápis, novamente sobre os traços que eu quero que sejam mantidos na versão final. Ou seja, passo nos personagens e nas bordas de itens do cenário.



Em seguida eu escaneio (Não faço ideia do modelo do meu scanner, mas é sempre em 600dpi) e passo para o Paint Tool SAI. Ali eu subo o brilho e contraste até ficar apenas com a linha em evidência:

Daí eu transformo essa layer em Multiply nas opções de camada e crio uma nova embaixo, que é onde começo a colorir. Eu sempre faço camadas múltiplas para cada segmento do desenho, como pele, cabelo, roupas etc.

Esse processo é bem rapidinho, o que toma meu tempo é a definição de cores do quadrinho. Não, não pergunte sobre esse processo porque ele é super master blaster aleatório! Eu me sinto como aquele cão que está diante do computador e não faz a mínima ideia do que está fazendo.



Mas bem, eu vou testando uma a uma em várias camadas e, à medida que for gostando, vou salvando ali na esquerda, naquele campo maravilhoso para mistura de cores. Assim como faço com a moda Lolita, eu foco em combinar duas cores principais, porque é o máximo que meu cérebro consegue processar em termos de colorido. auhahuahuahuahu
WTF IS HAPPENING
E aí, é isso. Eu repito incessantes vezes até terminar tudo.
Uma coisa muito importante é que eu anoto todos esses passos para repetir ao longo do quadrinho, se não a chance deu chegar na segunda página, e já ter esquecido como foi o processo da primeira, é muito grande.

Quando eu tava fazendo aquele pra prevenção do câncer de mama, eu tive de refazer três vezes porque simplesmente não lembrava como tinha feito a página anterior... foi um sufoco! (e agora lembro que ainda não postei ele aqui! Farei isso logo!)

Então, pra hoje é isso.
Devo voltar logo aqui pra falar dos livros que venho lendo (comecei o do The Witcher essa semana e to devorando ele! É muito bom mesmo!)

Até lá!

Um comentário :

  1. waaaaaaaa que lindo Laurinha *-*
    estou gostando de ver <3
    parabéns!

    diariodelolivlet.blogspot.com.br

    ResponderExcluir